Home

quarta-feira, 16 de março de 2016

Documentário retrata personagem de Campina do Monte Alegre

Pré-lançamento de “João da Filmadora” será no próximo sábado, 19/03, no Centro do Saber

No início, era uma pesquisa acadêmica sobre um personagem, no mínimo curioso, apaixonado por comunicação, que faz de tudo para pautar grandes mídias televisivas. Da pesquisa observou-se as consequências dos seus atos, o seu poder de persuasão, bem como sua facilidade de relacionamento e a seriedade que emprega em suas produções midiáticas. Foi impossível engavetar tamanha trama sabendo o quanto poderia chamar a atenção de públicos extra acadêmicos.

Com sua experiência em dezenas de documentários, como roteirista, produtora e diretora, Míriam Cris Carlos não hesitou em registrar em vídeo a vida de João Gomes Neto, comunicador informal, morador de Campina do Monte Alegre, que não mede esforços para emplacar pautas nos telejornais mais expressivos.

Em sua cidade e nas redações, ele é mais conhecido como “João da Filmadora”, um aficionado por equipamentos de vídeo, cinema e fotografia. A paixão de João começou quando, aos 12 anos, o filme Os três boiadeiros (direção de Waldir Kopesky) foi rodado em Campina do Monte Alegre, cidade onde nasceu. Como Campina (6000 habitantes) está a 230 km de São Paulo, capital, a forma encontrada por João para estar mais próximo aos equipamentos foi se tornar pauteiro das principais redes de TV.

O apelido também intitula o documentário. “João da Filmadora” tem 30 minutos e antes mesmo de ser lançado oficialmente já foi classificado em um festival de cinema e vídeo de Santa Catarina, o FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul.

“Apesar de João da Filmadora ter concluído apenas o primeiro ciclo do ensino fundamental, atua como produtor em sua cidade. Suas sugestões de pautas chegam às mídias regionais, nacionais e internacionais. Ele é um narrador contemporâneo que se apropriou tanto da linguagem dos meios quanto dos jargões dos profissionais da comunicação, e que exerce seu papel de narrador, ciente do poder simbólico de suas narrativas", comenta Míriam Cris Carlos, diretora e roteirista do documentário.

Míriam Cris é professora pesquisadora do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, UNISO. Roteirista, produtora cultural, é também graduada em Letras, especialista em Teoria Literária, Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica e pós doutora em Comunicação Social. Nesta produção ela obteve o apoio do premiado documentarista
Werinton Kermes, com quem compartilha a direção e a vida. A ficha técnica inclui ainda Caio Kermes, que respondeu pela captação de áudio, os cinegrafistas Jorge Silva e Israel Filho e o editor Marcos Vaz, numa produção da Provocare Comunicações. Imagens de making off das gravações podem ser conferidas no blog: http://www.docjoaodafilmadora.blogspot.com.br/

A pré-estreia do documentário será no próximo sábado, 19 de março, às 20h, no Centro do Saber, em Campina do Monte Alegre, SP, ocasião em que um público selecionado e o próprio personagem irá ver-se retratado na grande tela.

Serviço:
Data: 19/03/2016
Horário: 20h
Local da exibição: Centro do Saber
Cidade: Campina do Monte Alegre/SP
Tempo do documentário: 30 minutos

Para uso da imprensa:
Contato dos diretores:
Míriam Cris Carlos
e-mail: miriamcriscarlos@gmail.com
Werinton Kermes
e-mail werintonfoto@gmail.com
Telefone: (15) 99779-5056

Por Luciana Lopez
Agência de Notícias da Região Metropolitana de Sorocaba




Nenhum comentário:

Postar um comentário